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Artigo 04



Que os amortecedores são importantes para o conforto dos veículos todo motorista sabe. Mas poucos têm noção do papel dessas peças na segurança. Os amortecedores controlam o movimento das molas e mantêm a aderência dos pneus ao solo, garantindo estabilidade. Testes mostram que em más condições eles comprometem a frenagem, podem provocar aquaplanagem e aumentam o cansaço de quem dirige. Por isso, é fundamental saber quando trocá-los e o que fazer para aumentar a vida útil.
Os amortecedores são fabricados para durar, em média, 40 mil quilômetros. Mas isso depende das condições em que o motorista anda. Para um veículo que circula somente no asfalto, por exemplo, a durabilidade tende a ser maior do que carros que trafegam somente em paralelepípedo ou estradas de chão.
Além dessas variáveis de terrenos, algumas dicas podem ajudar na durabilidade dos amortecedores. Uma delas é diminuir a velocidade quando andar em estradas muito esburacadas. Assim, as peças vão trabalhar com menor trepidação. Outra medida é fazer revisões periódicas a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses, dependendo do plano de manutenção do seu veículo para avaliar se as demais peças da suspensão podem estar danificadas. Se uma balança está estragada, por exemplo, acaba comprometendo os amortecedores, que passam a trabalhar com uma pressão maior. Mas esses cuidados acima não adiantam se houver adaptações nos veículos. Qualquer alteração nas características originais da suspensão comprometem os amortecedores. Não apenas o rebaixamento, mas também a elevação na altura do veículo. Uma das funções do amortecedor é manter o pneu em contato permanente com o solo. Se ele está estragado, perde 100% da aderência na hora da frenagem. Amortecedores vencidos ou estragados comprometem a segurança e o conforto do usuário do veículo. Além da segurança, amortecedores estragados trazem prejuízos no bolso do motorista porque podem danificar outras peças da suspensão como molas, bandejas, batentes, bieletas, buchas, coxins, caixa de direção, terminais, pivôs e estabilizadores.


O que trocar com o amortecedor?


Existe um kit que inclui ainda buchas, parafusos de fixação, coxins e batentes. O amortecedor gasto não implica necessariamente que os outros itens estejam comprometidos e tenham de ser trocados. Especialistas, no entanto, recomendam que se renove o conjunto. Afinal, já que está mudando o amortecedor, manter coxins e batentes velhos talvez comprometa a vida útil do novo componente no conjunto. Mas desconfie de orçamentos extensos que incluam molas e bandejas da suspensão. Nesse caso, peça ao técnico que mostre onde está o desgaste das peças e procure outra concessionária ou loja especializada para ter uma segunda opinião.